quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A RONHA - POLICIA X M.P. - OPINIÕES IMPORTANTES

DR. ROGOWSKI


 

Eu comungo com a posição da Defensoria Pública, uma posição clara e técnica, e não política, como é, aliás, a posição da advocacia gaúcha em geral. O que mais preocupa aos Advogados quanto à pretensão investigativa do Ministério Público, é a questão da “paridade de armas entre acusação e defesa. Se o MP pode investigar, igualmente deve ser assegurado por lei à advocacia a mesma prerrogativa, com meios e recursos financeiros iguais para fins de coleta de provas da inocência dos cidadãos.


------
de PAULO AUGUSTO COELHO DE SOUZA


Prezado Dr. Ruy, acompanho regularmente o seu blog e muitas vezes fiquei tentado a meter a colher em algumas das discussões travadas, mas as vezes até por preguiça, ou por não ter "bala na agulha" o suficiente, acabava desistindo do intento.

 

Entretanto no assunto de hoje, o poder de investigação do MP e PC, me tomei de coragem para fazer algumas considerações a respeito da opinião emitida pelo Dr. Rogério Oliveira, que demonstra um certo desconhecimento a respeito das condições materiais da Brigada Militar e Polícia Civil, ao referir o aquartelamento daquela "por conta de baixos salários, baixos efetivos e por estar com sua estrutura e equipamentos sempre com problemas de manutenção ou sucateados", e quanto à Polícia civil de que "é quem pode investigar, mas não o faz de forma satisfatória por conta de baixos salários e por estar com sua estrutura e equipamentos sucateados".

 

Primeiramente é preciso lembrar que os valores aplicados pelo seu amigo Tarso Genro na Segurança Pública saltaram de 1,9 bilhões em 2011 para 2,7 bilhões em 2014. 

 

Quanto aos salários, certamente a PC e BM deveriam ter melhores salários, mas entretanto no último período tem sido feita uma recomposição que garante aumento de 104% até 2014,sobre a base de 2011 e 245% até 2018 para os soldados, por exemplo.

 

De 2011 para cá foram compradas mais de 6.000 armas, 2.500 veículos e 18.000 coletes balísticos. E também tem sido feito um esforço de recomposição de efetivos, com o acréscimo de mais de 2.800 soldados, mais de 100 oficiais da BM, 780 policiais civis e 815 agentes penitenciários.

 

Estes são alguns dados que nos fazem relativizar o sentimento de terra arrasada expresso pelo Dr. Rogério.

 

Abraços,

 

Paulo A C de Souza