quarta-feira, 25 de março de 2015

SERÁ QUE TODAS AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS VIERAM PARA MELHORAR NOSSAS VIDAS ?

Uma das coisas mais adoráveis, para mim, é ouvir  uma pessoa tocar um instrumento. E sempre lhe pago regiamente. Sim, porque o cachê do artista, por principiante ou autodidata que seja, É O SILÊNCIO .
Me lembro, anos atrás, eu estava tocando para uma roda de pessoas, um circunstante começou a falar alto e a bradar: parei no meio, ensaquei  meu violino e pedi desculpas por atrapalhar a conversa .
Mas não sei porque, se é por causa da semana santa que vem vindo, me lembro das serenatas que fazíamos para as famílias de amigos e para as gurias, na minha  terra natal, Santa Cruz e, até dez anos atrás, em Xangri La.
Lá pelas 8 da noite saíamos rua a fora para tocar na casa dos conhecidos. Era aquela alegria,nos davam algo para beber e saíamos em frente até altas da madrugada.
Surgiram as famigeradas novelas que fizeram as famílias pararem de rezar antes da janta , cortando o diálogo entre  pais e filhos.
Mas agora a tal nova Deusa chamada Internet não se contentou em ser útil para a pesquisa, para os negócios, para a rápida comunicação.
Não, essa " deusa" manda nas casas, nas refeições está todo mundo teclando, ninguém fala mais com ninguém.
Agora imagina a cena: eu chego com minha turma numa casa e começo a tocar lá na calçada. Nem vão me abrir a porta, muito menos ouvir.
É mais provável que chamem o 190.
Solução: cada um tem que tocar para si e para os filhos e netos bem pequeninhos ainda.
Mas tem um galho: é capaz de o bebê aparecer com um tablet cujo teclado toca sozinho.
E poderão dizer: para que  estudar 7 anos de violino se eu digito aqui e já sai o som?
Eu respondo: por mais dinheiro que tu tenhas não tens como " comprar" tocar um instrumento.