sexta-feira, 3 de abril de 2015

OS OVINHOS DE PÁSCOA DE MINHA INFÂNCIA



Santa Cruz era uma cidade pequena. Todos se conheciam. Quase tudo se fazia em casa.Não havia fast food. Vida frugal, mas muito familiar.
Uns dez dias antes do domingo de Páscoa minhas irmãs e eu, antes de dormir, colocávamos  os sapatinhos no lado de fora da janela. Ao amanhecer, quanta alegria! Um ovo de galinha pintado, com um furo em cima, tapado com papel de seda e dentro amendoins  açucarados. À noite, já  na cama,eu ouvia, lá da cozinha, barulhinhos. Eram meus pais torrando amendoins e preparando os ovos de Páscoa. Os ninhos eram artesanais, feitos por eles mesmos, com " barbas de pau" , folhas  etc. E a glória suprema era, no domingo  muito cedinho sairmos,pela horta  e o jardim, procurar o ninho. Lá estavam eles, tendo ao centro um ovo  maior, de chocolate, com um vidrinho, pelo qual se visualizava, lá dentro  o adorável Coelhinho.
Esse ovo comprado era cercado pelos demais feitos em casa.
Eu levava pelo menos uma semana comendo, com muita devoção, cada pedacinho daquele chocolate.
Dou-me conta, agora. Festa não era todo dia; chocolate não era todo dia,  refrigerante muito raramente. Roupa, quando rasgava, era costurada.
Tínhamos o suficiente. E muita saúde!
A vida me presenteou com mais do que eu mereço.
Que vidas saudáveis tínhamos!