quinta-feira, 11 de junho de 2015

VIGOROSO LIBELO SOBRE ESBANJAMENTO DO DINHEIRO PÚBLICO. JURISTA LUIZ AUGUSTO BECK


Você sabia que no Senado Federal há mais cargos em CC do que concursados ? Nossos problemas, no entanto, como bem o sabemos, não se resumem ao excesso de CC. A imprensa divulgou que um deputado, único do partido, possuía 21 assessores em seu gabinete. Pergunta-se: -

                Precisa de tudo isso ? Não pesa nos cofres públicos ? Não seremos nós quem pagaremos a conta ? Em função de sua ausência/afastamento/desaparecimento por uns dias, certamente cuidando de sua saúde, teria demitido 17, permanecendo 4. Não sei se os cargos/postos e/ou funções voltaram a ser preenchidos.  

                E quando os detentores de CC tem que repassar um percentual, todos os meses, para quem os empregou ? É lícito ? Houve um deputado, no passado, com denúncia desta ordem que abandonou a vida pública. Quem não deve, não teme.

                E os casos de nepotismo cruzado ? É legítimo ?

                O que achas do Auxílio moradia para quem tem casa própria e digna morada ? E Auxílio-Refeição para quem ganha cerca de 30 mil mensais enquanto grande parcela do povo passa fome e mora em palafitas, barracos, casebres, “casas” de papelão, plástico ou embaixo das pontes? Jamais consertarão o Brasil; não veremos isso pois já estamos em idade provecta. Que bom não tivéssemos razão e nossos filhos e netos pudessem ver. São por essas e outras que a população se revolta. Para pagar o Piso aos professores e cumprir a lei não tem dinheiro. Para construir prédios com fachada de mármore, vidro fumê, heliporto, mais um anexo, shopping, sempre tem verba. Falta vergonha na cara; como dizes e se repete nesta confraria, é questão de berço, de família, de educação, de caráter. Homens velhos corrompendo-se, sujando seus nomes e de suas famílias. Dinheiro escuso, que não lhes pertence. Ouvi e vi vários depoimentos na mídia, tempos atrás, quando eclodiu a operação Lava Jato, criticando um advogado defensor de um dos empreiteiros envolvidos quando dizia que neste País não se ganha licitação nem para colocar um paralelepípedo sem pagar propina, sem destinar um percentual por fora para um partido, ministro ou diretor de estatal. O pior, é que ele tem razão, como estamos vendo.

                Na assembleia legislativa um deputado, único eleito de seu partido, com bons serviços prestados, possui, segundo a imprensa, uma assessora parlamentar da bancada auferindo R$ 16.000,00 mensais. Pergunto:

                Mas que bancada ? Exército só de um homem ? É necessário ou é para ajeitar companheiros que não foram eleitos ?

                Estou vinculado há mais de meio século a um Fundo de Pensão privado e aposentado há mais de 20 anos continuando a recolher minha contribuição mensalmente. Nunca cobrei o Auxílio-Refeição, que também chamamos de Cheque-Fome, pela simples razão de que nunca contribuí sobre tal verba; e um fundo de pensão sobrevive da contribuição de seus associados e dos investimentos que fizer. Se não contribuir sobre o que receber, na conformidade dos cálculos atuariais, quebra. Infelizmente o Estado é benevolente, afinal o dinheiro é do povo... e pode-se dever mais de 8 bilhões e 300 milhões só de precatórios que nada acontece, em desrespeito às decisões judiciais. Sempre defendi e sustento que juiz tem que ganhar muito bem e não precisa de “penduricalhos”. É preferível que se incorpore auxílios aos proventos e se contribua sobre o todo. É bom para o próprio IPERGS. Soa melhor, repercute melhor junto à sociedade e aos meios de comunicação. Da forma como o fazem prejudica a imagem de uma instituição que devemos todos respeitar e dignificar, pois é constituída de homens e mulheres probos com reputação ilibada e saber jurídico. Um abraço. L. Augusto Beck.